terça-feira, 9 de março de 2010

"Avatar" vira alvo de processo no Tribunal de Pequim



Cada vez mais os filmes de maiores sucessos nas bilheterias estão sendo acusados de plágios e sem direitos autorais. Dessa vez o acusado foi o filme "Avatar".
Acompanhe a notícia:

O filme "Avatar", que continua despertando paixões na China, agora é alvo de processo no Tribunal de Pequim após um escritor chinês reivindicar direitos autorais pelo filme, alegando que a produção hollywoodiana plagiou de seu livro o nome da cordilheira "Aleluia" que passa no filme.
Segundo o jornal "Xin Beijing", o escritor Zhou Shaomou acusou no Tribunal de Pequim o diretor do filme, o canadense James Cameron, de plagiar seu livro. Pelo caso, o escritor pede 8% dos lucros globais do filme.

Zhou diz que escreveu "Tale of the Blue Crows" em 1997 e nunca chegou a publicá-lo, mas em 1999 decidiu divulgar a obra na internet e foi quando a história foi plagiada.
Ele afirma que 80% do conteúdo do filme é igual ao de seu livro e, por isso, pede a suspensão imediata da projeção de "Avatar".
O Tribunal de Pequim, por sua vez, afirma que os documentos nos quais se baseia o escritor chinês estão incompletos.
A produtora 20th Century Fox International China, distribuidora do filme, respondeu às acusações e alegou que a história do filme foi escrita muito antes de 1999, ano quando Zhou publicou sua obra na internet.
No filme, vários espectadores chineses encontraram semelhanças com a realidade do país, lembrando as expropriações e despejos de inquilinos à força que o Governo chinês impõe contra os camponeses.
A imprensa chinesa afirma que o diretor se "inspirou" na cordilheira Qiankunzhu para criar as montanhas flutuantes "Aleluia", após ver as imagens dos fotógrafos de Hollywood que, em 2008, foram ao país para fotografá-las durante quatro dias.

Quero só ver no que isso vai dar isso se der em alguma coisa. Eu não tenho opinião formada, mas pode ser que algumas coisas sejam plágio. Ultimamente esta tendo casos de acusações de filmes que fazem plágio de livros que não foram publicados ou que ficaram pela metade etc. e vira uma bola de neve.

Tocando no assunto sobre o Oscar, o filme "Avatar" se tornou o maior sucesso de bilheteria da história da China e no mundo, mas os altos custos do filme não foram suficientes para o Oscar de Melhor Filme, vencido nesta noite de gala por "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow.
"Avatar" acabou levando apenas três estatuetas de categorias técnicas: Direção de Arte, Efeitos Visuais e Fotografia.

Clique aqui, para ver mais algumas novidades do filme "Avatar" postadas aqui no Vivendo um Filme!

Nenhum comentário: